fbpx

Como ter acesso ao Extrato do FGTS por SMS online

A Caixa Econômica Federal apresenta serviços gratuitos que podem aproximar o trabalhador a acompanhar o extrato do seu FGTS ou pode resolver alguns outros tipos de pendencia que por ventura você possa ter.

Dentre os serviços oferecidos podemos citar mensagem via celular; extrato do FGTS; distribuição de resultados do FGTS e outros serviços.

Mas não é só o trabalhador que pode ter benefícios pelos serviços gratuitos da Caixa Economica Federal, para as pessoas que são empregadoras é possível conseguir conectividade Social, consultar o CRF e o Edital Eletrônico diretamente por essas ferramentas online.

Mensagem para o Celular

O serviço via celular permite que o trabalhador consiga obter as informações sobre as movimentações em sua conta inativa vinculada ao Fundo de Garantia.

Ao ativar esse serviço, você receberá um aviso SMS toda vez que acontecer o depósito mensal feito pelo empregador, além de receber atualizações do saldo através dos juros e das valorizações monetárias durante o período vigente.

Outra vantagem de ativar o recebimento de informações via SMS é que você será informado se por um acaso for possível que o saldo da conta possa ser sacado ou se precisar ser feito ajustes na mesma.

Além disso ao cadastrar o seu número você ainda receberá um extrato do FGTS com todas as informações durante o ano. Esse recebimento não invalida o recebimento anual via correio.

Para cadastrar o seu número de celular é preciso informa o seu número do NIS (PIS/PASEP) e da Senha que foi cadastrada no site da Caixa ou utilizar a Senha Cidadão. Tudo isso deve ser feito no site da caixa, no seguinte endereço eletrônico https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS.

Extrato do Fundo de Garantia por SMS

Outro serviço online muito útil para os trabalhadores é a obtenção do extrato do FGTS através do site da Caixa Econômica Federal. Para acessar as informações é preciso que ao entrar no site o trabalhador forneça o número do NIS e a senha que foi cadastrada no site.

Ao acessar a “área do usuário” é possível conseguir um detalhamento dos dados cadastrais e de todos os lançamentos que foram realizadas na sua conta, pelo menos pelo intervalo dos últimos 6 meses.

Quando o trabalhador entra na tela de extrato ele conseguirá ver todas as contas vinculadas ao FGTS para o NIS indicado, informando alguns dados como: Dados do empregador, dados do empregado, atualização de saldo, o próprio saldo, lançamentos (débitos e créditos) dos últimos seis meses.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o site da Caixa, ele apresenta uma área que contém um “Manual de Orientações – Emissão de Extrato e Informações de Contas Vinculadas”, que te dará informações valiosas sobre todas as atividades que podem ser consultadas no site.

Rendimentos do FGTS

Desde que a Lei n°14.446/17 foi instituída, ficou definido que o FGTS iria receber uma rentabilidade mais interessante do que os 3% ao ano. Para tanto ficou estabelecido que 50% do lucro do saldo positivo do fundo seria repassado para os trabalhadores, de forma que o FGTS se mostraria muito mais competitivo frente a inflação.

Dessa forma, muitas dúvidas a respeito de quais seriam os trabalhadores que poderia receber o saldo, ficaram no ar. Para uma melhor explicação ficou acertada dentro da lei que trabalhadores com conta inativa positiva até o dia 31/12/2016 receberiam o reajuste deste valor.

Portanto aqueles trabalhadores que liquidaram o saldo da conta do FGTS ano passado, ainda assim devem ter recebido o valor da rentabilidade. Uma forma que o trabalhador tem para verificar se esse crédito foi depositado em sua conta do Fundo de Garantia (lembrando que as contas com saldo positivo até o dia 31/12/2016 ainda não foram liquidadas) é acessar o site da Caixa da mesma forma que para a consulta do extrato.

A Caixa Econômica Federal apresenta uma vasta gama de ferramentas para que os trabalhadores (e os empregadores) consigam consultar os seus saldos e pendencias referentes ao FGTS.

É de suma importância que o trabalhador tenha ferramentas práticas e simples para consultar esses saldos e verificar se a obrigatoriedade do Fundo de Garantia, paga pelo empregador, está sendo depositada de forma correta todos os meses.

Se por um acaso esse crédito não está sendo cumprido, cabe ao trabalhador tirar satisfações com o seu empregador.

3 comentários sobre “Como ter acesso ao Extrato do FGTS por SMS online

Deixe um comentário