Como consultar o FGTS online

Trabalhador poder utilizar a internet para consultar seu saldo do FGTS – Fundo e Garantia Online. Atrav√©s mediante cadastro no site da Caixa Econ√īmica Federal, o usu√°rio poder√° ter acesso a v√°rias informa√ß√Ķes sobre seu perfil de trabalhador, como Fundo de Garantia, Seguro Desemprego, PIS e altera√ß√Ķes de dados de cadastro.

Confira logo mais um tutorial de como ter acesso a seus dados do FGTS sem sair de casa, pelo computador ou celular com acesso a internet.

O que é o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Servi√ßo ‚Äď FGTS ‚Äď √© um programa governamental institu√≠do para que ao menos temporariamente os trabalhadores, os quais estavam sob o regime de CLT, que foram demitidos por justa causa consigam uma compensa√ß√£o monet√°ria durante o per√≠odo.

Os valores do FGTS são lançados automaticamente pela empresa e no caso de demissão não existe nenhum informe sobre o procedimento de retirada. Para saber o valor que pode ser resgatado é importante que o trabalhador saiba quais são os procedimentos para consultar o seu FGTS.

Quem s√£o as pessoas que podem sacar o FGTS

Primeiramente precisamos saber se o trabalhador se encaixa dentro das normas para poder ter o Fundo de Garantia. Para que isso aconteça o trabalhador precisa ter carteira assinada e estar de acordo com as leis trabalhistas que passaram a vigorar no dia cinco de outubro de 1988.

Além dos trabalhadores que se enquadram no molde acima, os trabalhadores rurais e os atletas profissionais também podem receber o FGTS. Outras classes trabalhistas não são contempladas pela lei que rege o direito ao fundo de garantia.

Portanto, para receber o FGTS o trabalhador precisa ter vínculo empregatício, de forma que o valor é depositado pela empresa e não pode ser descontado do empregado em nenhuma hipótese.

Como consultar o FGTS

Para consultar o FGTS o benefici√°rio pode procede de tr√™s maneiras diferentes, que s√£o bem simples e r√°pidas. Assim √© poss√≠vel utilizar a internet, telefone ou se dirigir as agencias da Caixa Econ√īmica Federal.

Al√©m dessa forma de consulta, a Caixa Econ√īmica Federal ainda envia o extrato do FGTS, totalmente detalhado, para o endere√ßo cadastrado no banco de dados. Isso √© uma forma que o trabalhador tem para acompanhar os valores do seu Fundo de Garantia.

Consulta FGTS Utilizando a Internet

A consulta do extrato de pagamentos do FGTS dentre as modalidades possíveis é aquela que apresenta uma maior comodidade para os beneficiários do FGTS. Para que o trabalhador consiga fazer a consulta ele precisa ter um computador conectado à internet e acessar o site da Caixa, através do link http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/Paginas/default.aspx.

N√£o se esque√ßa que para efetuar a consulta o trabalhador precisar√° informar o seu n√ļmero do PIS e a senha cadastrada. Se voc√™ n√£o tem a senha, basta se cadastrar.

Passo a passo para cadastro:

  1. Acesse o site de cadastro para consulta do FGTS pelo link www.caixa.gov.br/extrato-fgts.
  2. Na p√°gina, preencha com seus n√ļmero de NIS – N√ļmero de Informa√ß√£o Social e clique em cadastrar. Caso n√£o tenha esta informa√ß√£o, verifique na sua carteira de trabalho.
  3. Leia o regulamento e clique em ‚Äúaceito‚ÄĚ.
  4. Preencha todos os campos com os seus dados pessoais. Aqui, voc√™ vai precisar do n√ļmero do seu Titulo de Eleitor.
  5. Crie uma senha com até 8 dígitos e confirme.
  6. Você receberá uma notificação de cadastro realizado.
  7. Para acessar, preencha os campos e aperte em OK.
  8. Pronto. Você já pode consultar o seu extrato do FGTS.

Consulta através das Agências Bancárias

Para efetuar a sua consulta em Agencias Banc√°rias da Caixa Econ√īmica Federal o trabalhador pode se deslocar at√© a agencia mais pr√≥xima, lembrando de apresentar todos os documentos pessoais necess√°rios (como identidade, CPF, Cart√£o Cidad√£o e o n√ļmero do PIS) e solicitar a consulta.

Consulta pelo telefone

Para consultar o seu saldo do Fundo de Garantia pelo telefone, o trabalhador precisa entrar em contato com a central de atendimento da Caixa Econ√īmica Federal atrav√©s do n√ļmero 0800 726 0207. O hor√°rio de funcionamento do telefone da Caixa √© 24h por dia de segunda a sexta.

Aplicativo do FGTS

Na realidade existe uma outra possibilidade, que nos dias de hoje, pode ser muito mais interessante, que é utilizar o aplicativo para consultar o saldo do Fundo de Garantia.

O aplicativo pode ser baixado tanto para sistemas Android, iOS quanto para Windows. Por√©m cabe ressaltar que durante a busca muitos app podem apresentar o nome de FGTS e dessa forma √© imprescind√≠vel procurar pelo aplicativo oficial e que apresente o nome da Caixa Econ√īmica Federal.

Para entender melhor como funciona o valor do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é feito através do depósito pela empresar que o trabalhador tem vinculo empregatício de CLT e ele só pode ser sacado quando o contrato for finalizado.

No caso de demiss√£o sem justa causa, o trabalhador demitido poder√° receber o valor do FGTS acrescentado de uma multa referente a 40% do valor do FGTS que est√° na conta do trabalhador. √Č importante ressaltar que somente o empregador apresenta acesso a conta da Caixa onde est√° sendo depositado o valor do FGTS.

Por fim, o depósito do Fundo de Garantia é obrigatório, sendo que o empregador deve pagar o valor do FGTS diretamente nesta conta e sem nenhum desconto para o trabalhador. Dessa forma, cabe ao trabalhador ficar de olhos nas datas de pagamento para o recebimento do fundo de garantia.