fbpx

FGTS: Dicas para você investir bem o seu dinheiro

Em 2017, milhares de trabalhadores foram beneficiados com o saque do FGTS. Se voc√™ foi um desses trabalhadores, saiba que √© poss√≠vel fazer o investimento do seu FGTS e faturar ainda mais. √Č isso mesmo! Neste texto separamos algumas dicas para voc√™ investir bem seu dinheiro do Fundo de Garantia.

Isso é claro, irá depender da sua atual condição financeira, mas ainda assim, as possibilidades de uso desse dinheiro extra são várias, como por exemplo a quitação de dívidas e o planejamento da sua aposentadoria Quer saber mais? Então confira abaixo 4 dicas para você investir bem seu dinheiro do FGTS.

Sobre o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Servi√ßo (FGTS) √© um dep√≥sito mensal que as companhias realizam para seus colaboradores contratados pelo regime CLT, equivalente a 8% do sal√°rio do empregado. Trata-se de um benef√≠cio determinado pela Lei n¬į8.036, de maio de 1990.

Sendo assim, o FGTS nada mais √© do que o dep√≥sito feito pelo empregador em uma conta aberta na institui√ß√£o financeira da Caixa Econ√īmica Federal, no nome do funcion√°rio. A Caixa √© o √ļnico banco encarregado por operar as quantias direcionadas ao Fundo de Garantia dos trabalhadores de todo o pa√≠s.

Para que o trabalhador possa sacar seu Fundo de Garantia, ele deve se enquadrar nas seguintes condi√ß√Ķes:

  • Demiss√£o sem justa causa;
  • Contrata√ß√Ķes tempor√°rias finalizadas;
  • Rompimento do contrato;
  • Encerramento da fonte pagadora;
  • Aposentadoria;
  • Desastre natural;
  • Faixa et√°ria igual ou superior a 70 anos;
  • Trabalhador falecido;
  • Compra da casa pr√≥pria ou amortiza√ß√£o de financiamento imobili√°rio;
  • Per√≠odo de tr√™s anos fora do regime do Fundo de Garantia do Tempo de Servi√ßo.

O saque pode ser efetuado em qualquer ag√™ncia da Caixa Econ√īmica Federal. Para isso, o trabalhador dever√° estar munido da documenta√ß√£o exigida ‚Äď que pode sofrer varia√ß√Ķes, de acordo com a classifica√ß√£o dos colaboradores. Veja mais dicas neste artigo sobre como utilizar seu fundo.

Se você ainda não fez uso do seu benefício ou parte dele ainda permanece guardada, confira abaixo algumas maneiras de investir bem o seu dinheiro do FGTS.

Quitar as dívidas

Se você possui dívidas e alguma delas envolve um bem como garantia, essa deverá ser sua prioridade. Antes de investir seu dinheiro com qualquer outra coisa, quite o (s) seu (s) débito o mais rápido possível. O atraso dessas contas pode acabar resultando na perda dos seus bens. Já pensou se seu automóvel ou seu próprio imóvel são bloqueados pela Justiça para assegurar a quitação da dívida?

Dar entrada na sua casa própria

Sonho de consumo da maioria da população brasileira, se você ainda não tem um imóvel próprio, certamente esse é um dos seus objetivos de vida. Então, por que não investir o seu benefício do FGTS na entrada de uma casa ou apartamento?

Planejamento da aposentadoria

Mas, se voc√™ almeja ter estabilidade financeira quando atingir a ‚Äúmelhor idade‚ÄĚ, saiba que nunca √© cedo para investir na aposentadoria. Portanto, uma forma de aplicar bem o seu dinheiro do FGTS √© Previd√™ncia Privada , aumentando o seu lucro quando decidir se aposentar, fazendo dela uma aposentadoria adicional ou at√© mesmo a principal. Isso ir√° depender do quanto voc√™ pode investir. Este site d√° √≥timas dicas sobre aposentadoria, confira.

Abrir o seu próprio negócio

Se você possui espírito empreendedor, esse é o momento certo de investir no próprio negócio. Hoje, abrir um empreendimento é uma grande ideia; contudo, é preciso tomar alguns cuidados ao aplicar seu dinheiro em um negócio.

Para que a empresa dê certo, é fundamental que o empreendedor tenha um bom planejamento e organização, principalmente na questão financeira. Dessa forma, você estará evitando que o negócio quebre antes de obter seus primeiros lucros.

Investimentos

Est√° claro que o rendimento do dinheiro parado Fundo de Garantia est√° longe de ser o mais atrativo para voc√™. Existem diversos outros investimentos em renda fixa, que podem garantir um melhor retorno para seu dinheiro a longo prazo. Basta fazer algumas simula√ß√Ķes, para descobrir o quanto de dinheiro pode estar perdendo. Este site tem um simulador interessante que compara alguns investimentos, acesse aqui.

Fica o alerta para sempre que conseguir e seja possível, faça a retirada de seus ganhos do fundo e leve para outro lugar.

Gostou deste post? Ent√£o aproveite e confira as demais publica√ß√Ķes do nosso blog!

Deixe um coment√°rio