fbpx

Como consultar o FGTS pelo número do CPF

Todo trabalhador de carteira assinada tem direito a depósitos no FGTS. Esses depósitos variam conforme o salário do trabalhador, mas a regra atual do governo é que os valores sejam com base em 8% do salário bruto.

Muitos trabalhadores não estão acostumados a acompanharem o saldo total do benefício, muitas das vezes nem sabendo como realizar a consulta. Confira neste artigo como efetuar a verificação do saldo do FGTS pelo número do CPF.

O que é o FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito do cidadão que exerça alguma função com carteira assinada. Um valor correspondente a atuais 8% do salário é depositado em uma conta mensalmente, gerando juros com base na política atual do governo.

Os valores são depositados em contas na Caixa Econômica Federal e podem ser resgatados quando o trabalhador é demitido de uma empresa sem justa causa. Caso a demissão seja por justa causa, os valores ficam retidos, só podendo ser retirados em outra demissão ou quando o trabalhador se aposentar.

O FGTS também poderá ser sacado em caso de doenças gravíssimas, na aquisição de imóveis e outras opções que se enquadrem na política de pagamento do Governo.

Para conhecer todos os detalhes sobre o FGTS, acesse:

Como consultar o FGTS pelo número do CPF?

Mas muitos não possuem o hábito de verificarem o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, ou nem sabem como efetuar a consulta. Por isso aprenda a seguir como consultar o FGTS pelo número do CPF, do PIS e também através do aplicativo da Caixa Econômica.

Para consultar o FGTS pelo CPF basta acessar o site:

Clique em “Entrar” e depois realize o login. Caso não seja cadastrado, faça um cadastro rápido utilizando o seu CPF.

Assim que logar no site do Meu Inss, você terá acesso ao número do PIS. Se você souber o seu número do PIS, não é preciso nem utilizar o seu CPF.

Com o PIS em mãos, é possível verificar o saldo do FGTS pelo site da Caixa Econômica ou através do aplicativo.

No site basta acessar:

Por lá você coloca o número do PIS ou pode utilizar também o número do seu CPF (última atualização)

Coloque então a senha internet para efetuar a consulta, ou crie uma nova senha clicando em “Cadastro”.

Para fazer o cadastro basta preencher seus dados pessoais, inclusive incluindo o número do Título de Eleitor. Finalize o cadastro e então logue no site acima. No painel do trabalhador é possível verificar o extrato mensal e total do FGTS.

Aplicativos

Para realizar a consulta do FGTS pelo aplicativo, basta instalá-lo no seu celular através dos links:

Depois de fazer a instalação, clique em “Primeiro Acesso” e então leia o contrato da política de utilização do app e então clique em “Aceitar”.

Então informe o número do seu NIS (que está escrito na sua carteira de trabalho) e depois clique em “Continuar”. É possível também utilizar o CPF para fazer a consulta.

Faça o seu cadastro pessoal ou caso já tenha, basta realizar o login.

Dentro do aplicativo clique em extrato e verifique todos os depósitos do seu Fundo de Garantia e confira também o saldo total do benefício.

É muito rápido e fácil.

Deixe um comentário